Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

P217 Actividade da CART 1690 Guiné 1967/69 - OP. "JIGAJOGA" 24JUN1967 - ex. Alf. Milº António Marques Lopes, hoje Coronel Inf. (DFA) na situação de refoma

Texto repescado do nosso amigo e camarada  António Marques Lopes, Coronel Inf. (DFA) ex, Alf. Milº da CART 1690, anos 1967/69 (GEBA 1967)  e da (CCAÇ3 BARRÔ 1968), com data de 24MAR2003



Ex.Alf.Milº  Marques Lopes
      5.     OP.  "JIGAJOGA"
            24JUN67 
SITUAÇÃO PARTICULAR:  O IN tem-se revelado em operações realizadas no regulado de MANSOMINE, ataques a tabancas a aquartelamentos e outras flagelações. Deve existir algum   acampamento que lhe sirva de base para a execução de acções sobre as NT e   populações que nos são fieis.
MISSÃO:  Assegura a ocupação do Sector, tendo em atenção os regulados da faixa OESTE e as linhas de infiltração que conduzam ao interior. Detecta, vigia ou captura elementos ou grupos suspeitos de subversão que se hajam infiltrado ou   constituído no sector, impedindo que a subversão alastre. Captura ou aniquila os rebeldes que se venham a revelar, destruindo as suas instalações ou meios de vida e restabelece a autoridade e a ordem nas regiões afectadas.
 FORCA EXECUTANTE
   a) CMDT: Cap. Art.ª Manuel Carlos Guimarães
   b) MEIOS: 01 GR.COMB. da CART1690 ref. com 01 PEL. MIL/C. MIL. 3
                     01 PEL do EREC 1578    



O meu Grupo de combate

DESENROLAR DA ACÇÃO
 O PEL  REC/EREC 1578 saiu de BAFATÂ pelas 05H00  tendo-se-lhe reunido em SARE GEBA os GR. COMB. da CART1690 e em SARE GANA o PEL. MIL. Entretanto o Dest. da C.MIL.3 em SARE MADINA efectuava a picagem do itinerário SARE MADINA Ponte R. GAMBIEL. Em SUCUTA (MADINA FALI) o Dest. A iniciou  a progressão apeada em direcção a SINCHÃ JOBEL e o Dest. B o patrulhamento do itinerário CHEUEL - Ponte R. GAMBIEL. Depois de atravessar a bolanha de SUCUTA o Dest. A detectou pegadas bastantes recentes, deduzindo que se tratasse de una sentinela IN. Junto a SINCHÃ JOBEL as NT foran emboscadas por um GR. IN. numeroso com mort. 82, LGF, MP e Amas Aut. tendo sofrido um ferido grave e 5 feridos ligeiros. Da reacção das NT o IN sofreu 3   mortos confirmados e 3 prováveis.
  En consequência do pequeno efectivo das NT, da manobra efectuada com peque  nos grupos, do grande potencial de fogo IN e da mata bastante densa desa  pareceu o Cmdt. do Dest. A, Alferes Lopes, que havia saído de um grupo de   manobra para ir a outro trazer um L.G.F.. Como o grupo já não se encontrasse no local previsto pelo Cmdt do Dest A este viu-se sozinho e a ser alvejado pelo fogo IN pelo que se internou na mata. Pelo que em cada grupo se pensava que o Cmdt. estava no outro, não foi dado grande importância ao facto. Só depois de reunidos todos os grupos se verificou a falta do Cmdt. O furriel agora Cmdt. do grupo de combate, resolveu, porque sendo o seu efectivo reduzido, para o potencial de fogo IN porque tendo 6 feridos, um dos quais grave e tendo ainda LGF avariado, regressar a SUCUTA para pedir reforços. Em SÜCTJTA onde já se encontrava o Dest. B ao corrente do sucedido por via rádio, foi resolvido pelo Cmdt. da CART1690 pedir reforços ao Comando do BCAÇ. 1877.
  Comunicado ao Comando do BCAÇ. 1877 saiu imediatamente um GR. COMB./CCS constituído pelo PEL. REC. Inf. e pelo PEL. Sap. que juntamente com forças da CART1690 efectuou uma batida na área de SINCHÃ JOBEL até cerca das 21H30 sem resultado e sem contacto com o IN. As forças empenhadas na batida e o PEL. EREC., que estava a fazer a segurança as viaturas e o patrulhamento do itinerário CHEUEL-Ponte R. GAMBIEL regressaram a GEBA e BAFATÁ cerca das 23H30.
  Pelas  09H30 do dia 25 saiu o GR. COMB./CCS/BCAÇ.1877 que juntamente com as forças da CART1690 iriam novamente bater a zona de SINCHÃ JOBEL. Ao chegar a SARE GEBA foi-lhes comunicado que o Alferes Lopes já tinha   aparecido, tendo o GR. COMB/CCS regressado a BAFATA.
RESULTADOS OBTIDOS
  -A detecção de um grupo IN numeroso e bem amado na região,<o:p></o:p>
  -A morte confirmada de 3 elementos IN e 3 mortos e alguns feridos prováveis.


Comentário do Ex Alf. Milº A. Marques Lopes:

Cor. Inf. (DFA) Marques Lopes
Foi o meu dia de S. João em 1967. O Alferes Lopes referido era eu. Fui o principal interveniente, mas não fui eu que fiz o relatório. Não vale a pena referir todas as inverdades nele contidas. Só uma: eu que estive lá e que passei lá toda a noite (vê a minha lembrança da noite passada na bolanha...) sei muito bem que não morreram nem ficaram feridos quaisquer elementos do IN! E uma outra coisa: como podem ver pelo início do relatório ("SITUAÇÃO PARTICULAR"), os tais senhores da guerra já suspeitavam que podia haver ali uma base de guerrilha. MAS NÃO ME DISSERAM NADA!! Eu e trinta mecos fomos carne para canhão!! Por alguma razão deram à operação o nome de JIGAJOGA (em qualquer dicionário de português, quer dizer jogo da cabra-cega, ou, em sentido figurado, ludíbrio, engano, coisa pouco firme... Foi assim que nos trataram.
A. Marques Lopes



Sem comentários: