Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

P194 -X- MEDALHA COMEMORATIVA DAS CAMPANHAS (Jorge Araújo)

segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013
13:26

Assunto
MEDALHA COMEMORATIVA DAS CAMPANHAS
De
Para
Sousa de Castro
Enviado
sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013 14:32


Caríssimo Camarada Sousa de Castro
Os meus melhores cumprimentos.
Na sequência da minha participação, como agraciado, na cerimónia de concessão da Medalha Comemorativa das Campanhas, realizada na passada quarta-feira, dia 04Dez2013, no Depósito Geral de Material do Exército, em Alcochete, tomei a iniciativa de elaborar este pequeno texto, para divulgação neste no nosso blogue, no qual faço uma síntese dos aspectos mais relevantes nela verificados.
Um abraço.
Jorge Araújo.

06Dez2013.

GUINÉ
Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494

(Xime-Mansambo, 1972/1974)
CONCESSÃO DE MEDALHA COMEMORATIVA
DAS CAMPANHAS
- Condecoração de Ex-Combatentes em 04DEC2013
 no Depósito Geral de Material do Exército -
IA CERIMÓNIA SOLENE
Na passada quarta-feira, dia 04DEC2013, participei na cerimónia solene de imposição de «Medalha Comemorativa das Campanhas», na qualidade de agraciado, na sequência da convocatória endereçada pelo Depósito Geral de Material do Exército, através de ofício datado de 13Nov13, no momento em que se aproxima a data do quadragésimo aniversário do nosso regresso da Guiné, ocorrido em Abril/1974.
Na cerimónia da concessão de medalhas, iniciada pelas 15:00 horas nas instalações da unidade militar acima citada, sediada na Estrada do Infantado, em Alcochete, marcaram presença três pelotões que, perfilados diante da tribuna, fizeram a Guarda de Honra aos que deram origem à realização do acto solene – os Ex-Combatentes.
A concessão da Medalha Comemorativa das Campanhas foi conferida a um total de vinte e quatro ex-militares que, por terem sido combatentes num dos diferentes T.O. [ou ex-Províncias Ultramarinas], a ela adquiriram, por direito próprio, a sua atribuição.
Presidiu à cerimónia solene o Exmo. Director do DGME, Cor AdMil. Rui Alexandre de Castro Jorge Ramalhete, que contou ainda com mais alguns Oficiais Superiores, todos eles participantes na imposição das condecorações, a saber: Subdirector do DGME, TCor Eng Mat António José dos Santos Martins; TCor Jorge Pereira; Major José Luís dos Santos Salsinha Ninitas; Cap Paulo Jorge Paulino Barata; Cap Alcino Fernando Cardoso Santos e Cap Carlos Manuel Fernandes Martins.
Na sua alocução de abertura, o CMDT do DGME, Cor Rui Ramalhete, saudou, em seu nome e no da sua unidade, todos os presentes designados para receber a condecoração, exaltando o papel dos ex-combatentes das diferentes armas, no seu superior desempenho além-fronteiras, particularmente aqueles que combateram nas ex-colónias.
Seguiu-se a cerimónia das condecorações, organizada segundo o T.O. onde foi prestada a comissão de serviço, de acordo com a seguinte ordem: Índia, Angola, Moçambique e, por último, Guiné. Concluída a cerimónia de condecorações, a força perfilada na parada desfilou diante da Tribuna onde se encontravam as Autoridades Militares, os Ex-Combatentes e alguns dos seus familiares que assistiram ao acto, conferindo-lhe um sinal de dignidade que o contexto justificava.
Para encerrar a cerimónia, teve lugar uma pequena confraternização nas instalações sociais do DGME, onde interagiram os actuais Quadros Superiores do Exército daquela Unidade e os Ex-Combatentes, tendo sido servido um Porto de Honra.

IIOS CONDECORADOS
Como elemento meramente estatístico, procedemos à elaboração de um quadro de frequências, tendo por base a distribuição do universo dos Condecorados [vinte e quatro] por
duas variáveis categóricas: a ex-Província Ultramarina onde foram combatentes e os anos [período] em que decorreu cada uma das comissões de serviço.
Da análise quantitativa dessas variáveis, foi elaborado o presente quadro.
Como curiosidade, é de referir que o Condecorado da Campanha da Índia – o ex-Soldado Leonel Augusto Costa da Silva – foi feito prisioneiro em Goa no dia 19Dez1961, ou seja, há cinquenta e dois anos.
Outra situação assaz curiosa, agora da Guiné, foi revelada pelo Condecorado ex-Soldado Joaquim Guerreiro Felicidade, da CCAÇ 622 [1964/1966], que, tendo estado no Xitole o tempo completo da sua comissão, nunca conheceu o Xime, pelo facto do seu desembarque, e depois embarque para Bissau, ter acontecido em Bambadinca a bordo de uma L.D.M. [Lancha de Desembarque Média]. Revelou, também, que as suas férias na Guiné foram passadas em Bafatá.

IIIA MEDALHA COMEMORATIVA DAS CAMPANHAS
A medalha que abaixo se reproduz foi o exemplar distribuído na cerimónia. Trata-se de um desenho que foi aprovado em 2002, com imagens nos dois lados da medalha: anverso e reverso.

O anverso contém:
Emblema Nacional rodeado de um listel circular com a legenda «CAMPANHAS E COMISSÕES ESPECIAIS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, e a legenda cercada de duas vergônteas de louro, frutadas e atadas nos topos proximais com um laço largo, encimando este conjunto, uma coroa mural de cinco torres.
O reverso contém:
Um disco tendo, na parte superior, uma Bandeira Nacional; sobrepostas a ela, e medindo quase todo o diâmetro, as figuras de um soldado do Exército, à dextra, um soldado da Força Aérea, ao centro, e um marinheiro da Armada, à sinistra, de pé e firmados num pedestal; o disco rodeado da legenda «ESTE REINO É OBRA DE SOLDADOS», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, num listel circular, rematado inferiormente por um laço largo; encimando este conjunto, uma coroa mural idêntica à do anverso.

IVAS IMAGENS
Como reforço das palavras escritas, apresentam-se algumas imagens do desenrolar da cerimónia.
Foto 1 – Tribuna dos Ex-Combatentes do Exército condecorados [vinte e quatro].
Foto 2 – Colectivo dos Oficiais do DGME presentes na cerimónia.

Fotos 3 a 5 – Grupo dos militares do DGME que fizeram a Guarda de Honra e o desfile.



Foto 6 – Os Ex-Combatentes já condecorados, assistindo ao desfile militar.

Foto 7 – Porta-de-armas do Depósito Geral de Material do Exército [DGME], sito em Alcochete.

Nesta oportunidade, aproveito para enviar a todos os tertulianos, em especial para os Fantasmas do Xime, um forte abraço com votos de muita e boa saúde.
Jorge Araújo.
06Dez2013.

Sem comentários: