Total visualizações de páginas, desde Maio 2008 (Fonte: Blogger)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

P236 - GUIDAGE, 08 DE MAIO DE 1973 Por: J. José Serrão, ex Fur. Milº


M. Alheira, 1971/73
Manuel Alheira
Mensagem de Manuel Alheira, ex. 1ºcabo enf. da CCAÇ 3 e CCAÇ 19
Guiné - Guidage 1971/73, com data de : 09MAI2015.

- Partiha de informação








Por: ex. Fur. Milº J. José Serrão

E como hoje é dia 8 de Maio... Volto atrás no tempo... Em 8 de Maio 73 começou o inferno de Guidage... Aqui deixo um comentário meu feito faz poucos dias na página (Facebook)... "Olá Amigo Manuel Mendes-Ponte tenho a dizer o seguinte: Dia 08 de Maio chega a Farim um abastecimento que é necessário levar para Guidage.
Organizada a coluna a qual viria a sair de Farim já ao anoitecer. Encontrava-me de Sargento da Guarda nesse dia e fiz as rondas à noite aos postos de controle. Ao chegar ao posto que dava saída em direcção a Binta fui informado pelo soldado de guarda que tinha ouvido um rebentamento muito grande e armas nossas e do in a trabalhar, mas que de momento se calaram com o cair da noite. Peguei nesse soldado e de imediato levei o homem à presença do Coronel Vaz Antunes a fim de transmitir o sucedido.
O coronel andava junto às transmissões e depois de ouvir o soldado disse que não havia nada com a coluna (presumo que já soubesse). De manhã 09 de Maio, muito cedo chega junto à messe de sargentos o nosso capitão a buzinar o jeep e a gritar vamos todo o pessoal para o quartel porque a nossa coluna foi emboscada e temos de ir ajudar. Assim partimos restantes da CCaç 14 em direcção a Binta. Ao chegar aí foi a pé rompemos o cerco montado pelo “IN” (inimigo) às nossas tropas e começámos a evacuar o nosso pessoal para as viaturas colocadas atrás de nós e retiramos para Binta com os feridos, deixando apenas os mortos no terreno.
Entre os feridos vinha o Bombeiro aos gritos "estou cego, estou cego". Falei com ele e consegui acalmá-lo já em Binta onde me fumou um maço de cigarros com o nervoso que tinha. Por todo o lado havia feridos deitados em colchões. Chega o General Spínola com um grupo de paraquedistas em Hélis e depois de falar com o pessoal (Furriel Luís da CCaç 14 que conta o tipo de tropa do IN: homens quase brancos (chineses, russos e cubanos) com chapéus de palha na cabeça, ao que o General responde são os nossos amigos cubanos).
Os paraquedistas seguem com o general para Bissau e os feridos começam a ser transportados dali. Entretanto chega um barco-patrulha com uma companhia de fuzileiros que rapidamente começam a sair em direcção ao IN, mas nem 10 minutos durou a saída pois regressam e comentam é impossível chegar mais à frente pois são muitos os inimigos. Regresso a Farim e ao chegar deparo-me com a 38ª comp. de comandos (foi aí que conheci o meu amigo João de Vila de Frades). Todos queriam saber pormenores. Pernoitam em Farim e seguem então para Guidage no dia seguinte. Confirmo no terreno apenas ficaram os nossos 4 mortos (Furriel Arnaldo Bento, soldado Lassana Calissa, ambos da CCaç14 e o Cabo-Miliciano de Nema e um Soldado). As berliets foram bombardeadas pela FAP (força aérea portuguesa) os elementos vistos era do IN. Os corpos dos mortos permaneceram no terreno durante muito tempo (porque estavam armadilhados) só foram levantados muito mais tarde.

Um abraço amigo Ponte, lembro-me de tudo como se tivesse acontecido hoje! (o Bombeiro afinal tinha terra nos olhos e poucos estilhaços na cabeça, não ficou cego e pode voltar a Ferreira do Alentejo e ver a sua Mãe)."


-FOTO DA BERLIET BOMBARDEADA-



Vd. Post.:Nota de Óbito de mais um combatente que serviu o estado Português na Guiné/Guidage, ex. 1ºcabo Mec. Auto, João Dias Garcia, pertenceu à CCAÇ 19 (Manuel Alheira) Copy and WIN : http://ow.ly/KNICZ 

Sem comentários: